Serra do Gerês

Partilhar em:

Hotel São Bento da Porta Aberta

Estadia de 3 dias/2 noites no Hotel São Bento da Porta Aberta Parque Nacional Peneda Gerês, Av. de São Bento da Porta Aberta, Portugal.

Oferta para das datas: 15 Abril 2022 a 17 Abril 2022.

O que visitar no Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, é a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.

É um mundo à parte em que a atividade humana se integra de forma harmoniosa na Natureza, preservando valores e tradições muito antigos, bem patentes nas aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém.

Num itinerário pelo Parque, o Soajo, com o seu antigo conjunto de espigueiros de pedra para guardar os cereais, pode ser o ponto de partida a oeste. Também podemos ver espigueiros no Lindoso, onde vale a pena subir ao castelo debruçado sobre o vale do Rio Lima. Um pouco mais a norte, podemos dar um pulo à aldeia de Castro Laboreiro, onde se criam os cães pastores da região.

A serra mais a sul é a do Gerês, cuja porta do Parque, em Campo do Gerês, é a que fica mais perto de Braga. Nesta serra ficam as albufeiras das Barragens da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, locais de grande beleza, tendo esta última submergido a povoação que lhe deu o nome, e cujo espólio está hoje em exposição no Museu Etnográfico de Terras de Bouro. Nas redondezas desta localidade, os Santuários de São Bento da Porta Aberta e da Senhora da Abadia são centros de grandes romarias e peregrinações.

Partindo do Campo do Gerês a pé, pode deixar-se o carro à entrada da Mata da Albergaria e seguir o Rio até à Portela do Homem. No regresso, podemos descansar nas termas de Caldas do Gerês. Outra aposta certa é seguir o traçado bem conservado da geira romana, com marcos miliários que têm quase dois mil anos.

O Rio Cávado, que delimita o Parque a leste, indica o caminho até à Barragem da Paradela. Um passeio a cavalo ou um banho no rio são um convite à descontração. Para quem gosta mesmo de passeios pedestres, é a não perder a visita a Pitões das Júnias, uma aldeia onde se guardam antigos costumes comunitários. Fica no fim da estrada e daqui para a frente só a pé. Mas o passeio vale a pena, pelas cascatas e pequenos ribeiros que se cruzam pelo caminho ou pela surpresa das ruínas dum antigo Mosteiro a aparecer no meio da paisagem.

Em suma, para gastar energias não faltam no Parque oportunidades, pois também há condições para atividades como o canyonning ou a canoagem. Mas não só. A diversidade e abundância de flora e fauna locais proporcionam um contacto com a natureza único e qualquer que seja a opção é provável que castelos medievais, mosteiros e aldeias tradicionais façam parte da paisagem, sempre de uma beleza natural ímpar.

Locais a visitar:

Parque Nacional da Peneda-Gerês
A aldeia de Soajo
Santuário de São Bento da Porta Aberta
Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Descrição do Alojamento

Localizado na Serra do Gerês, o Hotel S. Bento da Porta Aberta apresenta acomodações com varandas que oferecem vistas únicas dos arredores. O acesso Wi-Fi é gratuito em todas as áreas e é oferecido estacionamento privado gratuito.

Os quartos climatizados têm várias configurações e podem acomodar até 4 pessoas. Todos incluem uma casa de banho privativa, uma área de estar, um cofre e televisão.

O Hotel S. Bento da Porta Aberta dispõe de um espaçoso restaurante pronto para grandes eventos e que serve cozinha regional do Minho. Existe também um bar, onde os hóspedes podem saborear uma grande variedade de vinhos e outras bebidas.

Este hotel de 4 estrelas, com uma arquitectura característica e acolhedora, disponibiliza quartos e comodidades para hóspedes com mobilidade condicionada, um local para armazenar bagagens e um elevador para acesso aos quartos.

Screenshot

Deixe um comentário